Recursos de bloqueio remoto, seguro para celular e seguro PIX são aliados contra esses imprevistos
São Paulo, agosto 03 de 2025 – O roubo e o furto de celulares estão entre as principais preocupações dos brasileiros, especialmente nas grandes cidades. De acordo com os dados mais recentes do Fórum de Segurança Pública, em um ano, o Brasil registrou cerca de 1 milhão de roubos e furtos de smartphone.
Com o aumento das ocorrências, o seguro para o celular e o seguro para transferências financeiras indevidas (seguro de transações eletrônicas, comercialmente conhecido como PIX) – acionado frequentemente após os roubos dos aparelhos – têm sido um dos principais meios de proteção contra esses tipos de prejuízos. No Brasil, já são mais de 10 milhões de celulares protegidos com seguros, e cerca de 1 milhão de pessoas já o acionaram em casos de roubo, furto ou danos acidentais, segundo levantamento da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).
“O seguro para celular oferece uma proteção completa para o smartphone e resguarda contra imprevistos como roubo, furto, quebra de tela e oxidação. As coberturas podem ser contratadas de forma combinada ou individual, de acordo com a necessidade do consumidor. Já o seguro PIX oferece cobertura contra transações eletrônicas indevidas nos casos de coação física, perda, roubo ou furto do cartão e compra ou saque sob coação física. A cobertura se estende ainda a cartões digitais”, explica Daniel Brandão, Diretor Comercial da Assurant no Brasil.
A empresa, especializada em seguros para dispositivos móveis, está presente em 21 países e tem mais de 64 milhões de aparelhos protegidos no mundo. No Brasil, as contratações dos seguros do ramo de riscos diversos da Assurant, que incluem seguros para celulares, tiveram uma expansão de 43% em 2024, em relação a 2023, de acordo com dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados).
Para Emerson Del Re, Diretor de Relações Institucionais e Ouvidoria da Assurant e Vice-Presidente da Comissão de Seguros Gerais e Afinidades da FenSeg, os brasileiros estão contratando cada vez mais seguros para os dispositivos móveis. “No momento da aquisição do seguro, é importante que o consumidor avalie e entenda quais são as coberturas que estão incluídas no contrato e tire todas as dúvidas sobre as proteções do seu aparelho”, diz.
Além dos seguros, a tecnologia também tem sido uma importante aliada dos brasileiros no combate ao roubo e furto de celulares. A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo passou a utilizar o recurso Google Localizador, ferramenta capaz de bloquear remotamente aparelhos Android das vítimas.
A ferramenta de bloqueio tem funcionalidades que incluem o bloqueio da tela, rastreamento da localização e até a exclusão remota dos dados. A tecnologia cobre cerca de 80% dos celulares do estado. Para que o sistema funcione, é necessário que o usuário tenha ativado previamente as funções de rastreamento e bloqueio (veja abaixo como ativar).
Outra iniciativa importante é o Programa Celular Seguro, iniciativa do Ministério da Justiça do Governo Federal e Segurança Pública que tem como objetivo desestimular o mercado ilegal de celulares roubados. Desde 2023, mais de 14 milhões de aparelhos foram bloqueados no Brasil por meio do programa. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais lideram o ranking de bloqueios, refletindo as regiões com maior incidência desses crimes.
Essas medidas têm contribuído para reduzir os prejuízos dos consumidores, além de facilitar a recuperação dos dispositivos.
Como ativar o Google Localizador e Bloqueio Remoto?
- Acesse as "Configurações" do celular;
- Selecione "Google";
- Clique em "Todos os Serviços";
- Escolha "Proteção contra roubo" (também pode aparecer como "Segurança do Dispositivo e Proteção contra Roubo");
- Selecione "Bloqueio Remoto" e, então, habilite o botão "Usar o bloqueio remoto".
Sobre o Seguro para Celular
- Seguro para celular novo pode ser contratado no momento da compra do aparelho.
- Seguro para celular usado pode ser contratado a qualquer momento na plataforma digital Bem Mais Seguro da Assurant.
Como acionar o seguro?
- Se acontecer algum imprevisto coberto pelo seguro, o cliente deve entrar em contato com a seguradora para comunicar o ocorrido (e enviar os documentos necessários, como Boletim de Ocorrência).
Qual o valor do seguro para celular?
- O valor varia conforme o modelo do aparelho, canal de contratação e escolha das coberturas. Em geral, o custo médio varia de 5% a 20% do valor do celular