• Levantamento realizado pela Assurant em nove países, incluindo o Brasil, revela que a maioria deseja substituir seus atuais aparelhos nos próximos 12 meses, entre eles os smartphones, Smart TV e tecnologias de entretenimento e segurança para a casa.
  • A tendência é mais acentuada entre os indivíduos das Gerações Z, Millennials e X, que querem usufruir dos benefícios da inteligência artificial e da conexão 5G.
  • Brasileiros se destacam em conectividade globalmente, com uma média de 10.7 dispositivos conectados em casa, entre eles fones de ouvido, smartwatches, vídeo games, aspirador de pó, fechaduras e sistemas de iluminação inteligentes.
  • Pesquisa também revela crescente interesse por serviços de proteção e assistências

São Paulo, 15 Setembro de 2025 – A maioria dos brasileiros tem uma percepção positiva sobre o uso da inteligência artificial (IA) no trabalho e do impacto da inovação em seu dia a dia nos próximos 10 anos. De acordo com a pesquisa “A Década Conectada” da Assurant, 65% dos indivíduos no Brasil acreditam que a IA terá uma influência positiva nos próximos anos. Essa perspectiva favorável é mais acentuada entre os jovens das Gerações Z, Millennials e X, que já estão mais familiarizados e expressam otimismo em relação à IA no futuro.

Os benefícios da IA, ao transformar os dispositivos em produtos mais eficientes, personalizados e integrados, impulsiona também o desejo das pessoas por mais tecnologias conectadas: 93% dos brasileiros planejam trocar seus dispositivos atuais por modelos mais modernos nos próximos 12 meses, especialmente para fins de entretenimento, lazer e segurança residencial.

Entre os principais itens estão smartphones com 74% dos consumidores pretendendo comprá-los, 40% fones de ouvido e mais de 30% têm preferências por notebook, smartwatches, vídeo games, aspirador de pó, fechaduras e sistemas de iluminação inteligentes residenciais. Smart TVs, caixas de som com Wi-Fi e Bluetooth e aparelhos de streaming também estão na lista.

Enquanto as gerações mais jovens priorizam o entretenimento ao adquirir novos dispositivos conectados, os consumidores mais maduros focam na segurança doméstica, de acordo com a pesquisa que foi realizada com 9 mil consumidores de 18 a 76 anos de nove países (Brasil, Austrália, Canadá, Alemanha, Índia, Japão, México, Coreia do Sul e Reino Unido). No Brasil, o levantamento ouviu 1.000 consumidores – 59% são Millennials, 16% Geração Z, 19% Geração X e 6% Baby Boomers. 

“O levantamento revela que os brasileiros estão em busca de um ecossistema tecnológico mais integrado e eficiente, capaz de conectar múltiplos dispositivos para facilitar o dia a dia. Há um interesse crescente por soluções que funcionem de forma coordenada, oferecendo uma experiência mais fluida e inteligente”, explica Mariana Roth, Superintendente Marketing da Assurant no Brasil.

“Observamos também que, na percepção dos participantes da pesquisa, a inteligência artificial está se incorporando ao cotidiano. Cada vez mais consumidores já utilizam dispositivos com IA para gerenciar rotinas, aplicativos de bem-estar e iniciativas voltadas à qualidade de vida”, afirma.

Popularidade dos dispositivos conectados

Ao analisar a amostra por país no Brasil e Índia, se destacam com o maior número de dispositivos conectados nas residências, com médias de 10.7 e 12.9, respectivamente. O Brasil supera países como Alemanha, Reino Unido e Japão em índice de conectividade.

No Brasil, os smartphones são os dispositivos mais presentes na vida dos participantes da pesquisa, com 84% de uso em todas as gerações. Outros aparelhos conectados relevantes incluem:

  • 69% TV conectada à internet (Smart TV) - todas as gerações usufruem.
  • 58% notebooks - Geração X e Millennials são os maiores usuários.
  • 52% fones de ouvido – mais presentes entre Geração Z e Millennials.
  • 46% computador (desktop) - Millennials e Baby Boomers são os que têm mais.

Canais de compra e pagamentos

Quando se trata de adquirir um novo dispositivo ou item eletrônico, a modalidade online é a preferida por 56% dos entrevistados. Os Millennials são os que mais pesquisam e compram online. Os Baby Boomers, por sua vez, pesquisam na internet, mas preferem finalizar a compra na loja física.

Em relação aos meios de pagamento, há uma tendência geral de uso do PIX, principalmente entre a Geração Z (38%), os Millennials (33%) e a Geração X (28%). No entanto, para a Geração X (49%) e os Baby Boomers (59%), o cartão de crédito continua sendo o método de pagamento preferido.

Proteções e assistências

A pesquisa também revela um crescente interesse dos brasileiros por serviços de proteção e assistência ao adquirir novos dispositivos conectados, sejam eles de uso pessoal, entretenimento ou para a casa. Os dados mostram que 5 em cada 10 planejam comprar uma garantia estendida no futuro.

“À medida que a adoção de dispositivos inteligentes acelera, também aumenta a necessidade de proteção. Os consumidores reconhecem o valor de garantir que sua tecnologia permaneça funcional, segura e com suporte, em qualquer situação de imprevisto”, reforça.

A coleta e as análises das respostas online da pesquisa “Década Conectada” da Assurant foram realizadas em janeiro deste ano, em parceria com a Mega Research.

Saiba mais sobre a pesquisa “Década Conectada” em:
https://www.assurant.com.br/noticias-insights/decada-conectada