- Brasileiros veem no seguro Garantia Estendida um importante instrumento para se proteger de gastos inesperados com reparos dos aparelhos pessoais e domésticos, após o fim da garantia do fabricante;
- O crescente interesse se reflete no fato de que 50% dos entrevistados planejam adquirir a proteção na próxima compra de eletroeletrônico
- Para 89%, o fator mais importante no serviço de garantia estendida é a resolução rápida de problemas, como o conserto de um smartphone para se manter conectado;
São Paulo, 12 novembro de 2025– Quase metade (42%) dos brasileiros que compraram um eletroeletrônico nos últimos doze meses também adquiriram uma garantia estendida. Essa modalidade de seguro cobre a reposição de peças e a mão de obra especializada em casos de defeitos funcionais que surgirem após o término da garantia original de fábrica.
De acordo com a pesquisa “A Década Conectada”, realizada pela Assurant, 34% dos consumidores já acionaram o seguro no último ano para conserto ou substituição de peças. O estudo entrevistou 1.000 brasileiros entre 18 e 76 anos – 59% dos participantes são Millennials, 16% Geração Z, 19% Geração X e 6% Baby Boomers.
O levantamento revela que a garantia estendida é vista como uma forma de se proteger contra gastos imprevistos. Para 50% dos entrevistados, a intenção é adquirir o seguro na próxima compra de um eletroeletrônico. A tendência de procura é ainda maior entre os jovens das Gerações Z e Millennials.
Para 89% desses consumidores, o fator mais importante no seguro de garantia estendida é a resolução rápida de problemas, como o conserto de um smartphone para se manter conectado. Outros aspectos valorizados incluem:
- Reposição de peças originais (87%);
- Disponibilidade de serviços técnicos qualificados (85%);
- Oferta de diferentes opções de reparo, para que o cliente possa escolher o que é conveniente para ele naquele momento em que acionar o seguro (81%).
"Os consumidores buscam cada vez mais planos de proteção para os seus eletroeletrônicos e portáteis. As contratações deste seguro cresceram 12% no primeiro trimestre deste ano, de acordo com relatório da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Marcas que oferecem garantias amplas e abrangentes têm mais chances de fortalecer a fidelidade dos clientes e assegurar o bom desempenho dos aparelhos a longo prazo”, afirma Daniel Brandão, Diretor Comercial da Assurant no Brasil.
O seguro de garantia estendida oferece a mesma cobertura da garantia do fabricante, incluindo substituição e reparo de peças, mão de obra especializada e, para itens de grande porte, atendimento em domicílio. Caso o produto não possa ser consertado, o segurado tem direito à reposição por um bem novo igual ou similar, de acordo com as coberturas contratadas.
Com abrangência nacional, a cobertura pode ser contratada por 12, 24 ou 36 meses. Para alguns eletroeletrônicos, elegíveis no plano contratado, (A Assurant tem como diferencial a cobertura de Danos Elétricos...)é possível adicionar a proteção contra danos elétricos, que tem validade durante o período da garantia de fábrica.
A Assurant atende mais de 410 mil segurados anualmente, realizando reparos em diversos aparelhos como smartphones, geladeiras, máquinas de lavar e ar-condicionado. A garantia estendida é considerada essencial para prolongar a vida útil dos aparelhos e trazer previsibilidade financeira.
A pesquisa “Década Conectada” foi realizada em nove países (Brasil, Austrália, Canadá, Alemanha, Índia, Japão, México, Coreia do Sul e Reino Unido) com 9 mil consumidores, com 1.000 entrevistas em cada país. A coleta de dados foi feita em janeiro deste ano, em parceria com a Mega Research.
Saiba mais sobre a pesquisa “Década Conectada” em: https://www.assurant.com.br/noticias-insights/decada-conectada
