Seguro Celular, Seguro PIX e Seguro Perda e Roubo de Cartão são algumas das opções para garantir tranquilidade nas ruas e em eventos com grande movimentação e aglomeração

SÃO PAULO, Fevereiro de 2026 – Uma das principais preocupações dos brasileiros atualmente é ser vítima de roubo ou furto de celular. Não é para menos: nos últimos dois anos, de acordo com o Programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mais de 200 mil aparelhos foram bloqueados por roubo, furto ou perda. No ranking de bloqueios, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais lideram a lista.

Com a chegada do Carnaval, esse cenário pode se agravar. O uso do aparelho em blocos de rua e a distração no momento de fotos ou pagamentos via aplicativos criam um ambiente de vulnerabilidade. Uma recomendação fundamental é proteger o smartphone com seguros contra roubo e furto, além das coberturas de quebra de tela e oxidação. Adicionalmente, o Seguro PIX (Transações Eletrônicas) também é uma forma de proteger o que está dentro do smartphone. Outra opção para garantir tranquilidade é a proteção contra perda e roubo do cartão.

Segundo Daniel Brandão, Diretor Comercial da Assurant no Brasil, essas são proteções completas que resguardam o usuário contra imprevistos como roubo, furto, quebra de tela e oxidação. “As coberturas podem ser combinadas ou contratadas individualmente”, explica o executivo da companhia, que é uma das principais especialistas em seguros para eletrônicos no país, com mais de 65 milhões de dispositivos protegidos no mundo.

Dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) indicam que o Brasil conta hoje com cerca de 10 milhões de aparelhos segurados — o equivalente a aproximadamente 4% da base total de smartphones em uso no país. O tíquete médio da proteção gira em torno de 20% a 25% do valor do dispositivo. 

Além do valor do seguro, em algumas coberturas pode ser necessário o pagamento de uma franquia – a coparticipação do segurado, ou seja, o valor fixado no momento da contratação que representa a parcela de responsabilidade financeira do cliente em eventos previstos na apólice (contrato).

Riscos de transações financeiras indevidas 

Nesse cenário de vulnerabilidade, o seguro surge como uma camada de proteção para situações extremas: a cobertura de Transações Eletrônicas garante o reembolso de transferências realizadas mediante coação física ao segurado, abrangendo operações ocorridas em até 24 horas antes da comunicação do acontecido à instituição financeira do cliente.

Conheça mais os detalhes de cada uma dessas proteções:

Seguro PIX (Transações Eletrônicas)

Oferece cobertura de transações eletrônicas indevidas realizadas via PIX, DOC ou TED, nos casos de coação física, perda, roubo ou furto do cartão e compra ou saque sob coação física. Vale também para cartões digitais.

Seguro Perda e Roubo do Cartão

Garante a segurança em caso de perda, roubo ou furto do cartão de crédito e débito segurado, além de contar com a cobertura adicional de Bolsa Protegida que cobre os itens que carrega na bolsa, como celular, carteira, óculos de sol e da própria bolsa.

Como contratar um Seguro Celular (Aparelhos Eletrônicos)?

De acordo com Brandão, o seguro para celular novo é contratado no momento da compra do aparelho em lojas de celular, marketplace, redes de varejo físicas ou online, fabricantes de smartphone, e insurtechs parceiras da Assurant.  A seguradora tem também proteção para celular usado que pode ser contratada a qualquer momento na plataforma digital Bem Mais Seguro, ou nos canais dos seus parceiros comerciais.

O que fazer para acionar o seguro?

Se acontecer algum imprevisto coberto pelo seguro, o cliente deve entrar em contato com a seguradora para comunicar o ocorrido (e enviar os documentos necessários, como Boletim de Ocorrência). A Assurant disponibiliza aos segurados a comodidade de acionar seu seguro pelo WhatsApp ou pela Central de Atendimento.

Qual o valor do seguro de Aparelhos Eletrônicos?

 Os valores são calculados com base na marca, modelo, e pode variar de acordo com o plano contratado.

Qual o perfil de quem contrata este seguro? 

O estilo de vida também é um fator que define o perfil de contratação do seguro. Nas capitais, onde o índice de roubo e furto é maior, os consumidores optam pela cobertura completa, contra roubo, furto e quebra.

Em cidades menores, a procura por quebra acidental é uma tendência que observamos. 

Dicas essenciais para quem já tem Seguro Celular:

  • Anote o IMEI do aparelho: Tenha esse número guardado em um local seguro (fora do celular). Ele é indispensável para registrar o sinistro e bloquear o dispositivo.
  • Guarde a Nota Fiscal: Mantenha a NF (física ou digital) acessível, pois ela é o documento que comprova a propriedade do aparelho.
  • Tenha o Bilhete de Seguro em mãos: Deixe o número da sua apólice (contrato) e os contatos da seguradora salvos em um local de fácil consulta para agilizar o atendimento.
  • Bloqueio Facilitado: Lembre-se que, em caso de sinistro, a Assurant realiza o bloqueio do aparelho para você assim que o seguro é acionado.