Vamos dar um passo para trás no tempo por um momento.

Assurant Dia da Terra de 2023

Nas décadas que antecederam o primeiro Dia da Terra, a poluição do ar e a poluição atmosférica que assolavam as cidades eram frequentemente consideradas sinais de sucesso. Era o cheiro da prosperidade. As fábricas estavam produzindo mercadorias. As pessoas estavam empregadas. Grande parte do público desconhecia os danos que estavam ocorrendo ao meio ambiente e à sua saúde.

Um senador júnior de Wisconsin há muito se preocupava com o meio ambiente. Após um grande derramamento de óleo na costa da Califórnia e depois que um rio poluído quimicamente pegou fogo em Ohio, ele e outros foram inspirados a chamar a atenção nacional para o crescente problema da poluição. 22 de abril de 1970 foi cunhado o Dia da Terra, e 20 milhões de americanos foram às ruas e parques para protestar contra os danos não controlados ao meio ambiente. Grupos ativistas menores que lutam contra derramamentos de óleo, lixo tóxico e extinção da vida selvagem puderam se unir e ter uma voz mais ampla. O apoio veio de agricultores e moradores urbanos, líderes empresariais e sindicatos, e teve uma voz unificada mesmo entre os partidos políticos. No final de 1970, a Agência de Proteção Ambiental foi estabelecida, assim como a Lei de Saúde e Segurança Ocupacional e a Lei do Ar Limpo. Nos três anos seguintes, vimos a Lei da Água Limpa e a Lei das Espécies Ameaçadas serem aprovadas pelo Congresso.

Vinte anos depois, o Dia da Terra se tornou global com o apoio de 200 milhões de pessoas em 141 países usando esta plataforma para chamar a atenção para questões ambientais em todo o mundo.

Avançando para hoje, 53 anos após o nascimento do Dia da Terra, mais de 1 bilhão de pessoas em 193 países não apenas reconhecem, mas também se envolvem ativamente em atividades de apoio ao Dia da Terra. E embora muito tenha sido feito, ainda há mais a fazer.

 

Lixo eletrônico: um problema crescente

De acordo com a empresa de pesquisa Statista, 59,4 milhões de toneladas métricas de lixo eletrônico foram descartadas globalmente em 2022. Para colocar isso em perspectiva, esse número é equivalente a 3.700 carros de tamanho médio sendo despejados em um aterro sanitário a cada hora de cada dia durante um ano inteiro. Não se espera que o problema melhore tão cedo. Prevê-se que, em 2030, mais de 74 milhões de toneladas métricas de eletrônicos serão descartados indevidamente. Isso é composto por centenas de categorias de produtos, das quais a empresa de análise da indústria Counterpoint citou que os smartphones sozinhos contribuem com 12% do lixo eletrônico global. 


Até 2030, o lixo eletrônico deverá crescer 25% em relação aos números atuais


Na Assurant, estamos comprometidos em criar um futuro mais sustentável e permitir que a indústria móvel estenda o ciclo de vida dos dispositivos sem fio. Conforme destacado em nosso Infográfico do Dia da Terra , nossos programas de trade-in e upgrade resultaram em 139 milhões de dispositivos reaproveitados desde 2009. Isso manteve 28.000 toneladas métricas de lixo eletrônico fora dos aterros junto com seus produtos químicos tóxicos de mercúrio, chumbo, arsênico e muito mais. À medida que mais dispositivos usados são reutilizados, há menos necessidade de fabricar novos dispositivos que requerem energia e recursos. Estimamos que, ao manter esses dispositivos dentro da economia circular, evitamos a emissão de 7 milhões de toneladas de CO2.

Operadoras, varejistas, OEMs e operadoras de cabo precisam garantir que a oferta de troca de um dispositivo e/ou inscrição em um programa de atualização seja estendida a todos os seus clientes quando eles estiverem comprando um novo dispositivo. Há benefícios financeiros para esses programas, tanto para os provedores quanto para os clientes, mas o meio ambiente também ganha. 

A sustentabilidade está em primeiro lugar hoje na indústria móvel. De acordo com o acordo de Paris e a iniciativa Science-based Targets (SBTi), muitas empresas estão estabelecendo metas de redução de emissões de gases de efeito estufa para reduzir e/ou neutralizar significativamente sua pegada de carbono ao longo do tempo. 

Há pouco mais de 50 anos, nasceu o Dia da Terra e, em poucos anos, houve mudanças amplas e radicais nas políticas ambientais e um despertar da consciência pública para os problemas em questão. Na Assurant, estamos entusiasmados em ver o impacto positivo que a indústria móvel está causando para alcançar um ambiente mais sustentável, pois todos trabalhamos juntos para esse objetivo comum.   

 

Veja mais números do nosso Infográfico do Dia da Terra de 2023.