Embora inúmeros consumidores tenham sentido o aperto econômico da inflação em 2022, muitos lucraram com as promoções de trade-in quando realizam o upgrade para um novo smartphone. De acordo com nosso relatório de Tendências Anuais do Setor de Trade-in e Upgrade de Dispositivos Móveis, no ano passado, uma quantidade recorde de dinheiro devolvido aos clientes de programas de trade-in.

A quantia: $3,8 Bilhões.

4º trimeste de 2022, historicamente o trimestre de pico para trade-in, também foi um trimestre recorde, com quase US$ 1,3 bilhão sendo devolvidos às carteiras dos clientes. Este foi um aumento de 22% em relação ao quarto trimestre de 2021, enquanto 2022 teve um aumento de 25% em relação ao ano anterior.

 

Principais Dispositivos Entrando no Mercado Secundário

O relatório do 4T 2022 revela que o iPhone 11 continuou a ser o dispositivo mais vendido por meio de programas de trade-in e upgrade, como havia sido ao longo de 2022. Os smartphones 5G mais novos e únicos do Top 5 entre os dispositivos entregues durante esse período foram o iPhone 12 e 12 Pro Max, lançados há pouco mais de dois anos. O Samsung Galaxy S9 foi o dispositivo Android mais vendido desde o terceiro trimestre de 2020, mas o Google Pixel 6 conquistou o primeiro lugar do Android no último trimestre do ano.

 

Por Quanto Tempo Clientes Mantiveram Seus Dispositivos

A idade média de um dispositivo no trade-in ou upgrade em 2022 foi de 3,39 anos. Os iPhones da Apple ficaram um pouco mais velhos, com 3,41 anos, e os smartphones Android, com 3,35 anos.

Curiosamente, houve uma mudança na idade média dos dispositivos coletados durante o último trimestre do ano. Os dispositivos Android foram devolvidos antes do terceiro aniversário pela primeira vez desde o quarto trimestre de 2021, o que é uma mudança em relação à tendência anterior de aumento contínuo na idade do dispositivo.

 

Transações Online Aumentam Significativamente

Durante a pandemia, vimos um aumento acentuado em transações de trade-in on-line, o que não foi uma surpresa, mas a cada trimestre continuamos a ver aumentos em relação ao trimestre anterior e ao mesmo trimestre do ano anterior. No quarto trimestre do ano passado, houve um aumento de 8% em relação ao quarto trimestre de 2021 e um aumento de 25% em relação ao terceiro trimestre de 2022. Naquele ano, houve um aumento de 38% em relação a 2021. Cada vez mais, os consumidores estão optando pela comodidade de iniciar seu trade-in on-line. Eles também têm a opção de concluir o trade-in enviando o dispositivo pelo correio ou devolvendo-o à loja do fornecedor.

 

Para mais insights, faça o download de nosso infográfico

Infográfico Anual de Tendências do Setor de Trade-in e Upgrade de Dispositivos Móveis para 2022 – Clique aqui e veja!

Infográfico de Tendências do Setor de Trade-in e Upgrade do Quarto Trimestre de 2022 – Clique aqui e veja!