Desde a reciclagem de componentes e a fabricação com menos resíduos até o trade-in de smartphones e programas de aparelhos usados certificados, o setor de aparelhos móveis está obtendo ganhos significativos para reduzir o lixo eletrônico e melhorar a sustentabilidade geral agora e no futuro.
O setor de telefonia móvel fez avanços significativos no combate às mudanças climáticas, impulsionado por metas ambiciosas e esforços colaborativos de organizações importantes. Essas iniciativas visam reduzir as emissões de carbono, promover a sustentabilidade e incentivar uma economia circular, garantindo que o setor contribua positivamente para os esforços ambientais globais.
O mundo viu o início desse processo tomar forma em 2015, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21), quando o Acordo de Paris foi adotado por 196 países, visando reduzir a emissão de gases que contribuem para o aquecimento global. Foi estabelecida a meta de limitar o aumento das temperaturas em não mais que 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais, juntamente com uma meta de longo prazo de atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050.¹ Além do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG) e da orientação fornecida pela Iniciativa de Metas Baseadas em Ciência (SBTi), os órgãos da indústria em todas as regiões e setores estão se esforçando para fornecer uma orientação mais especializada para atingir essas metas. Mais recentemente, para o setor de telefonia móvel, essas orientações incluem:
- Em 2021, os Campeões Climáticos de Alto Nível das Nações Unidas lançaram a Corrida para o Zero, uma campanha global para mobilizar empresas e governos a se esforçarem para atingir o zero líquido. Mais tarde naquele ano, a campanha Corrida para o Zero reconheceu o setor de telefonia móvel como um "setor inovador", com mais de 20% das operadoras de redes móveis por receita estabelecendo metas de zero líquido.²
- Em 2023, a GSMA e 12 das principais operadoras globais estabeleceram novas metas que definem o ritmo, incluindo:³
- Até 2030, o número de aparelhos móveis usados coletados por meio de programas de devolução de operadoras corresponderá a pelo menos 20% do número de novos aparelhos móveis distribuídos diretamente aos clientes.
- Também até 2030, 100% dos aparelhos móveis usados coletados por meio de programas de devolução de operadoras serão consertados, reutilizados ou reciclados de forma responsável.
- Em 2024, a Conferência COP 29 da ONU emitiu várias diretrizes que ajudarão a impulsionar ainda mais a circularidade e a reduzir o impacto ambiental do setor de aparelhos móveis, incluindo:⁴
- Reduzir as emissões de gases de efeito estufa durante a fabricação e a operação
- Aprimorar a gestão do lixo eletrônico por meio de programas de reciclagem
- Usar materiais sustentáveis na produção de aparelhos
- Em 2025, a GSMA publicou dois novos relatórios durante o MWC Barcelona.
- Repensando os Telefones Celulares: Casos de negócios para a circularidade⁵ fornece os dados e as tendências mais recentes sobre vendas de telefones celulares, preferências dos consumidores, regulamentações e políticas, além de mostrar como essas tendências estão convergindo para fortalecer o caso de negócios comercial para a circularidade.
- Quantificando a Economia de Carbono da Circularidade: Celulares e Equipamentos de Rede⁶ orienta abordagens e metodologias de contabilidade para quantificar a economia de carbono de ações e iniciativas de circularidade para inventários de emissões e reivindicações de emissões evitadas.
No próprio ecossistema do setor móvel, estão sendo feitos avanços significativos para integrar a sustentabilidade de forma mais completa às operações comerciais diárias. As marcas líderes do setor em operadoras de rede, OEMs e fornecedores estão transformando ideias em ações com resultados mensuráveis.
O conceito de economia circular tornou-se uma força motriz para a sustentabilidade nos negócios. As estratégias e soluções relacionadas à circularidade foram apresentadas com destaque na Consumer Electronics Show (CES) de 2025 no início deste ano e na Mobile World Conference (MWC) em Barcelona no mês passado.
Além disso, a Associação do Sistema Global de Comunicações Móveis (GSMA) emitiu não um, mas dois relatórios sobre o valor da circularidade no mundo dos negócios, ambos descrevendo a economia real de custos, novos fluxos de receita, maior fidelidade do cliente e benefícios de redução de carbono para empresas que implementam as melhores práticas de circularidade.1,2
Essa mudança para a integração total da sustentabilidade nas operações comerciais é uma conquista por si só. Ainda mais inspiradoras são as maneiras pelas quais as marcas líderes do setor estão transformando ideias em ações com resultados mensuráveis.
Circularidade dos Aparelhos
Nossos programas de trade-in e Upgrade canalizam os aparelhos para que permaneçam em circulação, e não em aterros sanitários. Faça o download do nosso infográfico sobre circularidade de aparelhos para ver como fazemos parcerias com nossos clientes para prolongar a vida útil dos aparelhos e contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta.
Apoio a circularidade com programas de coleta e devolução
Os programas de Trade-In e Upgrade cresceram e se tornaram comuns para muitas empresas em escala global. Desde 2009, a Assurant e seus parceiros que participam de nossos programas alcançaram os seguintes resultados.
- 180 milhões de aparelhos reaproveitados
- 36.000 toneladas métricas de lixo eletrônico em potencial mantidas fora de aterros sanitários
- 9,4 milhões de toneladas métricas de emissões de CO2 relacionadas à fabricação evitadas
E isso é apenas o começo. O aumento da intenção de novos programas, como vendas de produtos usados certificados, programas de recompra garantida e aparelhos como serviço, significa que ainda há espaço para crescer na reutilização e reciclagem de aparelhos. De fato, de acordo com a Counterpoint Research, o mercado de smartphones seminovos cresceu 5% no ano passado,7 em comparação com apenas 3% para compras de novos smartphones.3
À medida que os fabricantes e as marcas buscam oferecer maior valor, os aparelhos reciclados e reutilizados continuarão a ter maior importância na decisão de compra dos consumidores.
Gerenciamento responsável de recursos e emissões
Um dos benefícios mais diretos da circularidade para o planeta é a redução das emissões nocivas de CO2 na atmosfera. Até o momento, a partir deste ano, mais de 50 operadoras se comprometeram com metas de emissões líquidas zero até 2050, e muitas estão no caminho certo para atingir essa referência antes do previsto.8
Na Assurant, apresentamos o Assurant Carbon IQ para apoiar essas metas, ajudando as operadoras a quantificar as emissões de carbono de escopo 3 de seus programas de aparelhos móveis. Esses dados podem então ser usados para desenvolver planos para estender a vida útil dos aparelhos e identificar a economia que isso gera para a empresa. Ao fornecer essa primeira etapa fundamental, esperamos facilitar uma maior adoção de modelos de negócios circulares, estabelecendo linhas de base de emissões de CO2 e referências mensuráveis de sucesso ao longo do caminho.
No lado da fabricação, os principais líderes do setor estão assumindo compromissos impressionantes com materiais reciclados e redução de resíduos.
- A Samsung, por exemplo, afirma que está incorporando materiais reciclados em todos os produtos Galaxy e pretende eliminar o plástico da embalagem de seus produtos móveis até o final deste ano.9
- A Apple também assumiu um forte compromisso com a sustentabilidade, comprometendo-se a ser neutra em carbono em toda a sua cadeia de suprimentos até 2030, o que inclui o uso de 100% de materiais reciclados em todos os produtos e o investimento em projetos de energia renovável.10
Com as equipes de marketing, cadeia de suprimentos e sustentabilidade se unindo para tornar os modelos de negócios circulares uma realidade cotidiana, esforços como esses são catalisadores que, espera-se, moldarão o caminho a seguir para todo o setor. No entanto, nenhum stakeholder pode alcançar a circularidade sozinho.
A importância da colaboração e do apoio político
Individualmente, os fabricantes de telefones, as operadoras de rede, os fornecedores de recondicionamento, os recicladores, os usuários e os governos desempenham papéis importantes em todo o ciclo de vida e na cadeia de valor dos telefones celulares. Todos esses grupos devem trabalhar em parceria em iniciativas conjuntas, como:
- Programas de devolução de aparelhos, incluindo trade-in e upgrade
- Obtenção de materiais reciclados para os aparelhos , bem como para a embalagem dos mesmos
- Facilitação de serviços de reparo para estender a vida útil dos aparelhos
- Aumento da conscientização do consumidor para aumentar a preferência por produtos sustentáveis
- Elaboração de leis e políticas que incentivem e acelerem a circularidade
A cooperação entre indivíduos, empresas e comunidades apresenta a maior chance de os modelos de negócios circulares atingirem todo o seu potencial em termos de sustentabilidade financeira. Quando isso acontece, as metas ambientais e a satisfação do cliente vêm logo a seguir, estimulando ainda mais inovação e valor em todo o setor.
O caminho para o progresso depende de estratégias ambientais que trabalhem lado a lado com as metas de negócios para elevar o impacto geral. Um futuro mais resiliente e sustentável está chegando. Cabe a todos nós garantir que o setor de aparelhos móveis esteja preparado.
Circularidade dos Aparelhos
Nossos programas de trade-in e Upgrade canalizam os aparelhos para que permaneçam em circulação, e não em aterros sanitários. Faça o download do nosso infográfico sobre circularidade de aparelhos para ver como fazemos parcerias com nossos clientes para prolongar a vida útil dos aparelhos e contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta.
1 Acordo de Paris - Mudanças Climáticas, Nações, CO2 / Britannica
² Lançamento de Avanços da Corrida para Emissões Zero /UNFCCC
³ INDÚSTRIA MÓVEL PREVÊ CINCO BILHÕES DE CELULARES "INATIVOS" NAS GAVETAS DA MESA PARA REUTILIZAÇÃO OU RECICLAGEM - Sala de Imprensa
⁴ Resumo_Ação_Climática_Global_na_COP_29.pdf
⁵ GSMA: Repensando os Celulares:Casos de negócios para a circularidade
⁶ GSMA: Quantificando a Economia de Carbono da Circularidade:Celulares e Equipamentos de Rede
⁷ Counterpoint Research: Apple atinge novo recorde no mercado global de celulares recondicionados em 2024, mas o fornecimento continua sendo um desafio
⁸ GSMA: Mobile-Net-Zero-2024-State-of-the-Industry-on-Climate-Action.pdf
⁹ Samsung: Visão de Sustentabilidade para Aparelhos Móveis:Galaxy para o Planeta
¹⁰ Apple: A Apple se compromete a ser 100% neutra em carbono para sua cadeia de suprimentos e produtos até 203