Identificamos cinco perfis de clientes e examinamos o relacionamento de cada tipo com os produtos e serviços que compram. Em nossa série de seis partes, revelaremos os dados psicográficos de cada tipo de consumidor e como você pode desenvolver uma estratégia de vendas sob medida, criar oportunidades exclusivas e gerar receita.

Embora a tecnologia conectada tenha o objetivo de ajudar a tornar nossas vidas mais fáceis, nem todos os consumidores estão animados com ela. Alguns podem até ter tecnofobia ao serem empurrados para um mundo conectado que nunca pediram ou quiseram, mas agora precisam.

A Assurant entrevistou milhares de pessoas para descobrir o que os consumidores realmente procuram para criarem um estilo de vida conectado. Nós analisamos o que os frustra e empolga e o que esperam dos fabricantes de aparelhos. Usando esses dados, identificamos cinco

Tipos específicos de consumidores:

1. Tecnófilos

2. Protetores do Lar

3. Utilitaristas

4. Amantes do Lazer

5. Tecnófobos

Aqui, veremos os Tecnófobos. Eles preferem permanecer analógicos em um mundo digital, mas estão cada vez mais sendo pressionados a adotar a tecnologia, especialmente porque as pessoas passam mais tempo em casa. Cabe aos provedores de tecnologia tornar esses avanços mais atraentes e acessíveis para as pessoas que mostram relutância.

Tecnófobos tem Consciência de seu Orçamento e hesitam em Adotar as novas tecnologias

Os Tecnófobos provavelmente estão sentindo a pressão para adotar a tecnologia conectada enquanto estão socialmente distantes, mas eles são avessos a adotar imediatamente. Esse tipo de consumidor precisa de um empurrãozinho no ecossistema de tecnologia conectada.

Com idade média de 49 anos, os Tecnófobos são o segmento de consumidor mais experientes. Eles não cresceram usando tecnologia, mas tiveram um assento na primeira fila conforme ela se tornava mais complexa e integrada diante de seus olhos. Possuindo em média apenas um dispositivo conectado, a maioria dos Tecnófobos considera "complexo" e "muito complicado" e não adquiriu a maioria dos produtos conectados. Como resultado, sua tecnofobia decorre de uma incapacidade de entender como a tecnologia atual funciona - uma grande barreira para as marcas quebrarem.

Os Tecnófobos também estão preocupados com gastos excessivos com novas tecnologias. É uma preocupação razoável, pois eles têm a renda familiar mais baixa dos segmentos de consumo. Gastar muito dinheiro em um dispositivo que eles podem ter dificuldade para entender pode parecer irresponsável. A melhor maneira de preencher essa lacuna é enfatizar o valor da tecnologia conectada.

Por exemplo, em nossa pesquisa Década Conectada, houve um consenso fundamental de que melhorias específicas para o sistema de saúde americano eram importantes, apesar da diversidade nas necessidades e experiências de saúde. Na verdade, em todas as gerações, quase 50% relataram ser receptivos às opções de telemedicina em casa.

A telemedicina continua a ser uma prioridade principal não apenas para a inovação em saúde, mas também para abordar os custos gerais de saúde. As soluções de telemedicina também podem ajudar os idosos e deficientes a permanecerem independentes e em suas próprias casas por mais tempo, e proteger aqueles que são imunocomprometidos e podem não querer visitar os consultórios médicos. Tudo sem abrir mão da qualidade do atendimento.

Quais dispositivos os Tecnófobos preferem usar?

Os Tecnófobos tendem a possuir produtos em apenas algumas categorias:
Image17

O valor do dispositivo deve ser igual ao investimento feito no dispositivo

A maior preocupação do Tecnófobo é que um dispositivo conectado mais caro não funcione conforme o esperado. Sem suporte técnico, a tecnofobia deles surgirá e eles provavelmente terão mais dificuldade para fazer a transição para o uso de sua tecnologia. E uma experiência ruim pode deixá-los com uma impressão ruim não apenas de seus dispositivos, mas de sua marca em geral.

23% dos Tecnófobos acham que a garantia estendida e demais seguros de proteção de aparelhos são muito caros, mostre a eles que não é apenas um custo adicional. Dê a eles a tranquilidade de um seguro que os protege do alto custo de reparos e substituições. Isso pode ser um ponto positivo, pois eles analisam todas as compras que fazem.

Reiterar que a ajuda está sempre aqui

No estudo Década Conectada da Assurant, mais de um terço (36%) dos proprietários que não estabeleceram uma conexão sem fio para seu produto inteligente afirmam que a principal razão é que eles não sabem fazer isso. A conclusão interessante dessa descoberta é que os provedores de tecnologia conectada superaram o obstáculo mais difícil: os consumidores compraram o produto.

Image18

Isso significa que existem oportunidades para melhorar o suporte pós-compra, que os Tecnófobos desejam e precisam. Facilite suas preocupações destacando recursos como serviços de suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana. Este segmento de consumidor provavelmente precisa de ajuda com coisas como instalação e conexão de seu novo dispositivo. Seja qual for o caso, permitir que eles falem com alguém diretamente pode ajudar a construir uma conexão pessoal entre eles e sua marca. Reforce esse suporte com recursos adicionais, como guias de uso e tutoriais, para facilitar a adoção de tecnologia conectada em suas vidas.

Ao estar presente em cada etapa do caminho, você ajudará os Tecnófobos a passarem de seu mundo analógico para o digital e permanecerem conectados. Você aumentará o valor percebido de seu produto e construirá fidelidade à sua marca. E, se você pode construir essa conexão pessoal desde o início quando eles consideram a compra de um produto, você constrói a lealdade futura à marca. De acordo com a pesquisa Década Conectada da Assurant, os proprietários de dispositivos conectados têm grande probabilidade de comprar o modelo de próxima geração de um produto que já compraram e apreciam.

O parceiro certo pode ajudá-lo a oferecer suporte e proteger todos os consumidores, mantendo-os todos conectados ao seu negócio.

Quer conhecer mais sobre nossas soluções? Envie um e-mail para: [email protected]