Pesquisa sobre hábitos de consumo na década conectada, da Assurant, ressalta benefícios da tecnologia e previsão de aumento na demanda pela troca de dispositivos móveis

O consumidor brasileiro acredita que a tecnologia 5G terá um grande impacto em sua vida e na sociedade em geral. Embora esta nova tecnologia ainda não tenha sido lançada em todas as operadoras e aparelhos, no entanto, metade dos entrevistados ouvidos na pesquisa “A Década Conectada 2020”, realizada pela Assurant, atualizaria seu dispositivo para suportar a capacidade das inovações que estão por vir. Esse foi um dos destaques apontados pelo levantamento realizado pela primeira vez no Brasil, com objetivo de entender os hábitos dos consumidores frente às novidades que tornam a vida mais ágil.

A Assurant, líder global em produtos e serviços de proteção ligados a vida conectada, ouviu participantes brasileiros e também de outros cinco países - Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido e Alemanha, um total de mais de 6 mil pessoas. Um dado unânime entre todos esses países é que acima de 80% das pessoas entrevistadas estão conscientes sobre o 5G, sendo que no Brasil o índice chega a 94%. E, quando os brasileiros foram questionados sobre impactos dessa tecnologia o índice  apontado como enorme ou significativo é de 75% em relação às suas vidas, nos automóveis 77% e na sociedade 84%, demonstrando um grau de otimismo no país diante das inovações que os conectam com o futuro. Em geral, 89% dos consumidores acreditam que as tecnologias conectadas à internet tornaram suas vidas melhores em relação à conveniência, entretenimento e segurança, por exemplo.

Na pesquisa, a Assurant também entendeu expectativas dos consumidores para o futuro e, em 10 anos, aproximadamente 83% das pessoas esperam que suas vidas se tornem mais conectadas às novas tecnologias, sendo que  84% dos consumidores brasileiros ouvidos acreditam que os dispositivos eletrônicos terão funcionalidades que tornarão a vida conectada muito mais fácil, e 81% acreditam que serão aparelhos muito mais duráveis e confiáveis em relação aos modelos atuais. Nesses casos, a proteção do novo bem adquirido por meio de seguros com cobertura contra roubo, furto, dano acidental e a garantia estendida pode ser uma valiosa opção para ter mais segurança e tranquilidade.

“Em nossa pesquisa, 52% dos entrevistados afirmaram estarem dispostos a investir em um novo aparelho que suporte as inovações tecnológicas do 5G que estão por vir. Por isso, importante sempre considerar a contratação de seguros uma vez que em casos inesperados o prejuíjo pode ser significativo”, pondera Ricardo Fiuza, Presidente da Assurant no Brasil.

Mesmo que o leilão do 5G só ocorra no próximo ano e algumas operadoras ainda estejam se preparando para essa nova tecnologia com serviços e aparelhos que simulam a velocidade da telefonia de quinta geração, a Assurant visualiza dois cenários: o dos consumidores que irão desembolsar uma quantia significativa para embarcar na inovação e àqueles que irão adquirir um celular seminovo nesse momento de disponibilidade de aparelhos usados no varejo.

Oportunidade para o mercado de restauração ou upgrade de smartphones

Levando em conta o avanço da tecnologia e novos lançamentos de modelos de aparelhos móveis no mercado, uma importante parcela da população poderá ter a seu dispor a possibilidade de adquirir aparelhos seminovos, que foram trocados e restaurados ou passaram por pequenos reparos, estando aptos para serem utilizados por quem deseja fazer um upgrade, mas ainda assim economizar.

“Ao mesmo tempo em que as inovações chegam ao país, há expectativa de um grande número de compra de novos aparelhos e, consequentemente, uma demanda maior para compra de aparelhos usados. Pensando nesse mercado, a Assurant desenvolve globalmente  programas de trade-in, upgrade e reciclagem de dispositivos móveis. Somente nos últimos dois anos, processamos globalmente 15.1 milhões de dispositivos móveis através dos progamas de trade-in, além de mais de 13 milhões de dispositivos que recebemos, recondicionamos e enviamos”, complementa Fiuza.

Estar conectado e atualizado pode ser importante para pessoas, por isso, a Assurant também possui programas de seguros que combinam a proteção com garantia de recompra do aparelho. Assim, o consumidor pode comprar no futuro um novo smartphone utilizando o seu próprio como crédito. Outra opção é o Trade In, em que o aparelho antigo é avaliado e seu valor é convertido em crédito para a aquisição de um novo smartphone na hora.

Sobre a Assurant

A Assurant, Inc. (NYSE: AIZ) é líder global em produtos e serviços de proteção ligados a vida conectada. Antecipando a evolução das necessidades dos consumidores, a Assurant faz parceria com marcas líderes mundiais para desenvolver produtos e serviços inovadores e oferecer uma experiência diferenciada aos clientes. Uma empresa Fortune 500 com presença em 21 países, a Assurant oferece proteção e soluções para dispositivos móveis; garantia estendida; serviços de proteção de veículos; seguro prestamista, seguro funeral pré-financiado e outros produtos especiais. A Assurant Foundation trabalha para apoiar e melhorar as comunidades, conectando com recursos locais, inspirando inclusão e preparando os líderes do futuro. Saiba mais em assurant.com.br ou no Twitter @AssurantNews.

Contatos para Imprensa

Weber Shandwick